sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estudantes prometem desocupar a reitoria

Estudantes que acampam na reitoria dormem em barracas de 400 reais
Depois do anúncio do reitor da UFSC Álvaro Prata, os estudantes revoltados com o sistema anunciaram que vão descocupar a reitoria só depois do dia 10. Em reunião com os pró-reitores, chegou-se à conclusão de que, por causa do expediente paralisado, as bolsas estágio e permanência não serão pagas no prazo. A reitoria da UFSC está ocupada pelos estudantes desde quinta-feira, em protesto contra um monte de coisa ao mesmo tempo. 

O estudante de Design de Produtos da Imaginarium Luiz Augusto Ferreira, 32 anos, está preocupado. Ele está cursando a décima quarta fase, e ao fim do mês já está sem dinheiro. Ele recebe da UFSC uma bolsa permanência, vale-alimentação, auxílio baladas, ajuda de custo para cervejinha e também possui um estágio remunerado. “ Se essa grana não cair no dia 10, não vou ter nem como abastecer o tanque do carro que papai me deu”, lamenta Ferreira. 

Um dos líderes do Diretório Central dos Estudantes, que articulou a manifestação, o estudante de Marxismologia Contemporânea João Taylor da Silva, 19 anos, acusa a reitoria da universidade de chantagem: “Eles estão mexendo no nosso bolso para nos obrigar a sair”. Segundo ele, a principal justificativa do protesto é a falta de cultura. “Isso é tudo uma conspiração entre a sociedade burguesa e o Partido da Imprensa Golpista, para alienar a juventude e derrubar a Dilma do poder”, esclarece Silva.

Dia de folga
Em nota, o DCE da UFSC anunciou que fará, no domingo, uma folga nas manifestações. O motivo alegado é a 19ª rodada do Brasileirão, conhecida com a Super Rodada, na qual todos os jogos serão clássicos estaduais. “Por que o estudante e o operário sofrem muito, e merecem tomar sua cervejinha e ver o seu time jogar de vez em quando”, justificou o documento.

2 comentários:

Anônimo disse...

DCE não representa os estudantes e a UFSC tá com uns problemas sérios... vcs podiam chamar a galerinha do Jornalismo-cult-bacaninha-vamos-pra-tv-facebook-lovers pra participar. Sempre vai ter filhinho de papai e gente com barrada de 400 reais, mas tem gente sem grana também e outras muitas querendo melhorar as coisas mesmo...

Sandra disse...

é verdade.....