quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dona-de-casa troca a marca do alvejante e derruba mercados mundiais

Dona Maria provocou pânico nos investidores internacionais
Um movimento inesperado de uma consumidora na manhã desta quinta-feira abalou os mercados financeiros mundiais. A dona-de-casa Maria Antuérpia, 63, fazia compras no Angeloni Santa Mônica, em Florianópolis, quando, sem maiores explicações, decidiu comprar o alvejante Vanish ao invés de Qboa, marca a que era fiel há mais de 30 anos. Como se não fosse o bastante, ainda escolheu a embalagem com 3 litros. Em poucas horas, o índice Bovespa despencou em mais de 4%, e a expectativa é que baixe dos 50 mil pontos até o fim do pregão. As bolsas europeias fecharam em queda, a de Nova York teve que acionar o circuit breaker e a tendência é que as autoridades japonesas declarem feriado nacional, evitando que a bolsa de Tóquio entre em colapso já na abertura amanhã.

Os analistas foram pegos de surpresa pela atitude. "O que mais assustou o investidores foi o comprometimento de longo prazo que dona Maria demonstrou com a Vanish, um sinal claro que a mudança é definitiva", afirma Diones Pedroso, da Myownbellybutton Assets. Para ele, é um indicativo de que vêm pela frente tempos complicados para papéis securitizados baseados em proventos com margem lastreada. Já para Breno Regueiro, da WTF Investments, a capacidade dos agentes do mercado mais propensos ao risco de operarem em short selling lucrando com a desvalorização de um ativo, potencializando-a ainda mais e desarmando stops de concorrentes, pode explicar o abandono da Qboa.

Surpresa - Cercada por repórteres na saída do supermercado, Dona Maria declarou que a mera possibilidade dela derrubar a bolsa é absurda. "Eu mandei reforçar as alças justamente pra isso não acontecer, meu filho, minha vida tá toda aqui dentro, não tem?", afirmou. Por sorte, Miriam Leitão passava pelo local e explicou as consequências de sua atitude, além de tranquilizá-la dizendo que era tudo culpa do PT. O problema é que Dona Maria se sentiu confortável, dessa forma, para anunciar que está trocando a marca da margarina: vai passar a comprar Becel. Em seguida, a Standard and Poor's rebaixou a nota de investimento da Espanha, mas os analistas ainda não tem certeza se há relação entre os fatos. "Mas deve ter", disse Regueiro, que durante a elaboração desta reportagem foi demitido da WTF e contratado pela Myownbellybutton.

Nenhum comentário: