sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Globo Repórter finalmente encontra a onça pintada

Depois de 38 anos no ar, a reportagem do Globo Repórter finalmente encontrou a onça pintada, espécie quase ameaçada de extinção. Comandada pela repórter Glória Maria, a equipe conseguiu registrar apenas 30 segundos de imagens do animal, que não quis dar entrevistas, em uma fazenda no interior do Acre. O programa especial sobre a busca implacável irá ao ar hoje (26).

 “Já estou velho, finalmente posso descansar em paz, com a consciência de dever cumprido”, desabafou Sérgio Chapelin, o âncora do programa. Foram mais de 1900 edições semanais, todas elas dedicadas exclusivamente à perseguição da onça. A produção do Globo Repórter já enviou repórteres ao cerrado, ao pantanal, ao interior do Rio Grande do Sul, à divisa com o Paraguai, ao agreste, à zona da mata mineira, à Floresta Amazônica, ao litoral baiano, à Cordilheira dos Andes, ao Alasca, às terras altas da Escócia, ao oeste da China, às pradarias da Mongólia, à Sibéria, ao Tibet, Monte Everest, deserto do Sahara, florestas do Congo, Antártida, e mais outras 300 localizações diferentes no mundo, mas nunca conseguiram registrar imagens do felino. “Sempre chegávamos muito perto, seguindo os rastros. Mas ela sempre nos despistava”, conta Silvia Sayão, diretora da Central Globo de Jornalismo.

Até então, a equipe da Globo só conseguia encontrar cachorros, crocodilos.  Onças, nunca.

 A repórter veterana Glória Maria conta o início da matéria: “Recebemos uma ligação de um fazendeiro gaúcho do interior do Acre, dizendo que a onça estava comendo suas galinhas”. A para capturar a fera surgiu da própria jornalista: eles retiraram todas as aves do galinheiro e colcoram um bilhete ameaçando a onça. Dizia a mensagem: “Onça, ou você aparece para as câmeras da Globo ou não devolvemos a sua comida. E eu também prometo que tiro a roupa em rede nacional e horário nobre. Ass: Glória Maria”. Esperaram 24 horas e quando voltaram a onça estava lá. “Em off ela revelou que preferiu aparecer do que ter que me ver nua. Achei ofensivo: não revelo a minha idade, mas continuo enxuta, toda esticadinha”, diz, aos risos, Glória Maria.

 Na edição especial de hoje, o Globo Repórter irá mostrar um resumo de suas buscas pela onça. Também irá mostrar os bastidores da reportagem, as imagens exclusivas. E vai mostrar os melhores tratamentos para quem sofre de medo de onças pintadas, os melhores alimentos para esse tipo de fobia e entrevistar psicólogos e terapeutas para falar sobre qualquer coisa relacionada ao assunto.

Nenhum comentário: