quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Americanos vêm ao Brasil em busca de oportunidades

Um programa de viagens há muito conhecido no Brasil agora é novidade nos Estados Unidos: o Work Experience. Anunciado pelas agências pelo nome de Experiência de Trabalho, o programa dá a chance aos jovens americanos de conhecerem a cultura brasileira ao mesmo tempo em que ganham dinheiro trabalhando. Essa iniciativa começou a surgir depois da crise de 2008, quando o dólar começou a perder valor, o desemprego subiu nos EUA e muitos cidadãos tiveram que botar a mão na massa.

O graduando em física molecular John Robert Steven agendou o seu Experiência de Trabalho para agosto deste ano. “Meus pais conseguiram juntar um dinheiro, mas eu espero pagar o intercâmbio com o que eu receber por lá”, conta Steven. O estudante da Universidade de Michigan vai passar seis meses trabalhando como vendedor de coco na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e vai ficar em uma moradia compartilhada por outros intercambistas americanos. “Espero nesses seis meses aprender não só a língua portuguesa mas também a cultura do Brasil. Se sobrar dinheiro eu pretendo fazer uma viagem para a capital Buenos Aires”. Segundo a agência de viagens, trabalhando no Brasil Steven vai receber cerca de R$ 5 mil.

Com a crise, ao mesmo tempo em que a oferta de emprego nos EUA caiu para os brasileiros participantes de Work Experience, aumentou o número de jovens americanos trabalhando aqui. “Foi uma virada de mesa”, resume o presidente da Associação de Agências de Viagens e Intercâmbio (AAVI) João Nascimento. Segundo ele e o ex-presidente Lula, a crise no Brasil foi só uma “marolinha”, enquanto os EUA sofreram muito. Profissões que até então eram exercidas por estrangeiros, como atendente de loja, faxineiro, babá, guia de estação de esqui e chapeiro do McDonald’s, agora estão cada vez mais ocupadas por americanos. “Muitas pessoas com alto nível de instrução tiveram que pegar o primeiro emprego que viram pela frente”, conta Nascimento. Segundo ele, é possível encontrar médicos trabalhando em açougues e físicos por trás de balcões de lojas.

Nenhum comentário: