terça-feira, 16 de agosto de 2011

Curso de Jornalismo da UFSC é premiado mais uma vez

Após 18 títulos conquistados no primeiro semestre deste ano, incluindo o prêmio SABU de Graduação Mais Sóbria e Careta e o NOCU de Festas_Acadêmicas#sohquenao, o Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina levou mais uma. Na noite desta segunda-feira, representantes de primeira a quinta fase foram homenageados na Assembleia Legislativa de Pindamonhangaba-SP por atingir o recorde de reuniões de grupo. Concorreram nesta edição todas instituições públicas, privadas, autarquias e ONGs deste Brasil, no período entre agosto de 2010 e julho de 2011.

Atualmente, a carga horária de atividades acadêmicas paralelas à graduação, tocadas voluntariamente pelos alunos e muitas vezes sem um professor orientador, beira o número de créditos necessário para se graduar. Destacam-se a Associação Atlética Graus Bons, o Centro Acadêmico Livre de Jornalismo, a Empresa Jr. Comunica, os programas da Rádio Ponto e a Semana de Jornalismo. Estas são compostas por nove estudantes em média que realizam em torno de 3 reuniões toda semana, pelo menos.

Silas Madeira, 18 anos, presidente de grampeador da Empresa Jr. Comunica, diretor de pompons da Associação Atlética Graus Bons, um dos organizadores da X Semana de Jornalismo, contra regra do programa Bola na Trave e secretário adjunto na gestão atual do Centro Acadêmico Adelmo Genro Filho, twitou bem feliz “É nó-x, rapeize. #digdin”.

Já Priscila Novaes, 19, matriculada na quarta fase, acredita que “só a reunião constrói”. “Eu acredito mesmo nisso. Acho que quando a gente discute em reunião, mesmo quando só dois ou três que tomam as decisões e você fica lá só observando e votando, o Curso e, consequentemente, a nossa formação pessoal e profissional tendem a agregar mais um diferencial para a concorrência do mercado de trabalho”, prolixou a atual monitora do Labtele e presidente do CA.

Único calouro na comitiva que viajou para o interior paulista, Jeferson Caiobá, 16 anos, pretende manter esta marca ao longo de sua graduação, mas por enquanto prefere somente acompanhar. “Eu entro na sala, fico olhando a discussão sem entender muita coisa e levanto a mão quando pedem. Foi uma surpresa ter sido chamado para receber o prêmio”, relatou Caiobá.

As reuniões, cada vez mais rotineiras no Departamento de Jornalismo da Federal, chegam a atrapalhar o trabalho de Dona Geni, uma simpática servidora, responsável pela manutenção e limpeza do espaço. “Tem dia que não tem sala vazia, menino. Eles entram em uma sala, ficam lá por umas duas horas, aí quando você acha que eles estão indo embora, já tem uma turma no banco de madeira esperando pra outra reunião. Eles merecem o prêmio”, afirmou Geni.

Segundo a coordenadora do colegiado, Raquel Longhi, o movimento não tem atrapalhado as aulas. “Bãhn! Pelo menos o meu cronograma ainda não foi prejudicado pelas reuniões dos alunos. Não sei os outros professores. Na verdade, nem sabia disto. Você já viu com o Eduardo? Qualquer coisa eu posso assinar”, divagou.

O Laranjas teve acesso a uma destas reuniões. Fomos acordados por seu Agenilton Dimas, porteiro do prédio do CCE. Dona Geni, que acompanhou nossa saída, revelou ter ocorrido pelo menos oito reuniões enquanto dormíamos.

TwitterApós o twet de Silas Madeira, vários outros recados pipocaram no microblog em comemoração, no início da madrugada:

“Vamos nos reunir para comemorar raçaaaaaaa!”
“Vamos pro CA”
“O Jornalismo da UFSC é muito massa”
“DigDin DigDin”
“Graus Bons”
“BUCETÃÃÃÃO”
“Graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaus!”
“Todas curte Lança Perfume!”

4 comentários:

Luíza Fregapani disse...

Como assim???

A Comunica! só faz umas trezentas reuniões por semana, via gtalk, gmail, twitter,skype, e é claro, as presenciais!

Muito boa Marcone =)

Tomás Petersen disse...

matou a pau.

Rafaella Coury disse...

Muito bom, Marcone! hahaha

Mari Della Justina disse...

Hahahaha!! E agora tem as reuniões extraordinárias do ca, das frentes pra falar da greve. xP