terça-feira, 26 de julho de 2011

Arqueólogos descobrem que o santo sudário é laranja

O Centro de Pesquisa Arqueológica No Oriente (C.P.A.N.O), em parceria com a Sociedade Universitária Jovem do Oriente (S.U.J.O), divulgou nesta terça-feira, 26, o resultado do exame coloral 14 no santo sudário. O teste aponta a cor do famoso manto que cobriu Jesus após a morte: é laranja – apesar de um pouco desbotado.

A assessoria do Vaticano mandou nota repudiando o estudo, porque segundo o evangelho de Mateus, capítulo 1, versículo 19: “alvo e branco, como todos os panos lavados com Q’Boa, o manto cobre o corpo e alma de Jesus”. Porém, a própria citação se contradiz no capítulo seguinte, onde há fortes indícios de que Judas lavou o pano com um sabão em pó vagabundo, o que teria deixado a cor alaranjada.

Para desmistificar o problema, arqueólogos da C.P.A.N.O e pesquisadores da S.U.J.O submeteram o santo sudário ao coloral 14, que consiste dar catorze esfregadas no manto com sabão de coco em um tanque. “Foram dois milênios de sujeira acumulada. Não tinha como saber de que cor era realmente. Nada que uma boa lavada à mão para tirar a craca. E de fato, o pano é laranja. Isso será uma revolução cultural para os cristãos que cresceram acreditando que o branco seria uma cor divina” – revela o pesquisador da S.U.J.O Robert Gandalf, o Laranja.

Nenhum comentário: