sábado, 24 de setembro de 2011

[LARANJAS QUATRO ANOS] 40 anos em 4


Nesta semana do aniversário de 4 anos do LARANJAS, nosso pequeno mas promissor rebento, tomo a liberdade de fazer uma previsão do que será o site quando completar 4 décadas de existência.

O divisor de águas aconteceu em julho de 2012, depois que Marcone e Tomás decidiram levar a sério e fizeram do projeto um TCC. Passaram pela banca de avaliação, se formaram em jornalismo e resolveram arriscar: “agora vamos ganhar dinheiro com isso”. O que se sucedeu então foi o maior fracasso da história das publicações natimortas: descrença dos anunciantes, pouca procura dos leitores e processos judiciais inviabilizaram qualquer tentativa de uma segunda edição do jornal impresso Laranjas. Além, como não poderia deixar de ser, prejuízo financeiro.

Futuro dono do LARANJAS e de todos os órgãos da Grande Mídia
Enquanto isso, Rafael Hertel estava em São Paulo, trabalhando para a Grande Imprensa. O pouco tempo que lhe restava ele escolheu dedicar ao sertanejo universitário, deixando o Laranjas de lado. Bruno Volpato continuava fazendo suas colaborações, sempre humoristicamente perspicaz. Mas ele voltou a trabalhar para o governo, o que representou um período de censura e trevas ao site: todas as piadas sobre o governador Raimundo Colombo haviam sido sumariamente deletadas. Detalhe: havia sido ele, Volpato, o único Laranja que entendia de política, que escreveu as piadas – as mais engraçadas. César Soto ainda estava na faculdade, trabalhando na rádio e ajudando calouras a gravar sonoras e tentando derrubar o Ricardo Teixeira com seus programas. Novamente ele caiu num período de intenso bloqueio criativo, casado pela abstinência de nicotina.

Mas foi em julho de 2012 que aconteceu. Thiago Verney, que colaborava vez por outra, ganhou sozinho o prêmio acumulado de 67 milhões de reais. “Ah, velho! Odeio o Verney, ele tá sempre de boa na dele e sempre acaba se dando bem...”, resume Tiago Pereira. Solidário, a primeira coisa que ele fez com o dinheiro foi uma viagem para Miami, onde comprou eletrônicos de última geração. Depois, diante da situação de seus amigos Tomás e Marcone, presos por não pagarem as dívidas dos processos, tirou os dois da cadeia e resolveu financiar a volta do Laranjas. Com milhões em investimentos, Rafael Hertel pôde deixar seus 3 empregos em São Paulo, Bruno Volpato aposentou-se pelo INSS, César Soto trancou o curso e os 6 amigos tocaram o que seria, 36 anos depois, apenas mais um blog de humor, com layout amador, piadas internas e algumas sem graça e poucos acessos. Todos se arrependeram de perderem tempo de suas vidas para isso.

Um comentário:

Thiago Verney disse...

Que Deus faça das suas palavras o meu futuro! Mas que preze melhor pelo destino de vocês.