sábado, 24 de janeiro de 2009

Brasil receberá prisoneiros de Guantánamo

Após a ordem dada pelo presidente americano Barack Obama para que o presídio de Guantánamo seja fechado em até um ano, o ministro da justiça Tarso Genro se prontificou a oferecer o Brasil como morada para os criminosos que venham a ser libertados. Falando em nome do governo brasileiro, Genro afirmou que a tradição brasileira de receber foragidos políticos pode ser aplicada aos prisioneiros da famigerada penitenciária que foi símbolo da era Bush.

A expectativa é de que Obama veja a gentileza de Tarso Genro com bons olhos, já que ainda não é certo o destino dos encarcerados, que podem ser simplesmente devolvidos à sociedade ao fim do prazo dado pelo novo mandatário. Muitos deles não receberam nenhum tipo de acusação formal e outros estão presos apenas para fins de treinamento de tortura do soldados americanos. Assim, como num filme vagabundo de Hollywood, parece ideal que venham aproveitar a liberdade no Brasil.

"Fiz uma análise profunda, caso a caso, dos processos do pessoal lá de Guantánamo", diz Genro, "e me parece que são boas pessoas, que lutaram pela liberdade de seus países e agora são perseguidos politicamente". Ele afirma que dedicou um final-de-semana inteiro para a tarefa. "Afinal, o que é terrorismo, não é mesmo?", completa o ministro, conclusivo e definitivo. O governo brasileiro espera que o convite sinalize para Washington uma nova era nas relações entre os países; a carta se encerra com os dizeres "Dêem-me seus cansados, seus pobres, suas massas confusas ansiando por respirarem livres, os maltrados indesejáveis de suas abundantes costas".

Um comentário:

Gabriel Geller disse...

Muito bom! Ironia direto ao ponto... Novamente, pra bom entendedor meia piada basta... Laranjas voltando com tudo!