segunda-feira, 5 de maio de 2008

Quatro Problemas e Um Resumo

Segundo Parsons, todos os sistemas cartesianos sociais devem resolver quatro problemas básicos, que não é da cozinha:

-ADAPTAÇÃO: a acomodação do seu parceiro(a) às suas exigências reais, no seu ambiente, seja ele sujo ou meio sujo (o parceiro(a)).

-CONQUISTA DE OBJETIVOS - a definição dos objetivos, enquanto dois e a mobilização de recursos desviados para atingí-los, enquanto um.

-INTEGRAÇÃO - estabelecer, taxar e organizar as relações de troca de fluidos entre as unidades do sistema cartesiano, ou seja, isto quer dizer promover encontros que facilite o sexo entre o "X" e o "Y", não só no ponto(0,0). Além disto, é necessário coordenar e unificar estes elementos em uma só unidade: no plano cartesiano.

-LATÊNCIA - seria a manutenção dos padrões estéticos da Rede Globo que, de uma forma ou da mesma, motivam a cultura deste sistema desigual, sujo e porco, que é o sistem métrico.

EM RESUMO: Em um sistema social (não métrico, muito menos cartesiano), cada um dos indivíduos alienados que interatuam (entenda como quiser) tem uma função exponencial a desempenhar. E quando essas funções são reconhecidas e apreciadas publicamente por seus pares, denominam-se papéis. Como por exemplo: Willian Bonner (no papel de marido) e Fátima Bernardes (no papel de repórter especial introduzida no meio das delegações brasileiras de futebol nas copas do mundo).

*texto feito durante explicação do professor Itamar Aguiar, na matéria de Sociologia da Comunicação. Muito útil! (estou falando do post)

2 comentários:

Anônimo disse...

Hahiuahioa ai, Marcone. Quanta imaginação, heim.

Anônimo disse...

ah intao boa interpretação
mas realmente nao sei de que raios vc veio a por isso como um sistema cartesiano
como matematico vc e um bom escritor ...