segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Google anuncia lançamento do Novo Lattes

Depois de uma compra sigilosa envolvendo cifras milionárias, o Google, maior empresa da internet, anuncia uma reformulação total da plataforma Lattes, o sistema virtual de divulgação de currículos acadêmicos. Para atender às exigências do consumidor, o site foi totalmente reformulado, ficou mais dinâmico e interativo – a mesma proposta da última novidade, o Novo Orkut. Da mesma forma que o primo distante, o Novo Lattes por enquanto só será acessado através de convites, restringindo os usuários durante a versão de testes.

O layout do Lattes mudou, ficou mais limpo e leve, com a predominância do branco e de tons claros. “Torna a navegação mais leve e menos cansativa, de acordo com os princípios da web 2.0”, explica o gerente de marketing da Google Brasil, Carlos Pagliaci. O próprio conceito principal da web 2.0 está totalmente agregado ao Novo Lattes: a interatividade. Novas funções serão agregadas a novos campos a serem preenchidos. Além dos já existentes, o acadêmico poderá incluir seu histórico escolar, depoimentos de outros acadêmicos conhecidos, vídeos, fotos e aplicativos. “Queremos tornar o Lattes um site onde o usuário possa entreter-se, indo além da simples divulgação das suas realizações científicas”, explica Pagliaci.

Mas a maior novidade será a reputação. Funciona da seguinte forma: cada usuário poderá avaliar o currículo dos demais em um critério de 5 estrelas. Quanto mais estrelas, mais renomado será o acadêmico, e maior será o seu ego. Segundo Pagliaci, isso também irá influenciar positivamente, por exemplo, o profissional candidato a editais de bolsas e concursos: “no futuro, as estrelinhas poderão até servir como critério de desempate”. Com a novidade, o principal critério de avaliação dos acadêmicos não será mais necessariamente o tamanho vertical da página, e sim suas estrelas. “Os acadêmicos são criteriosos uns em relação aos outros. Por isso que não será fácil encontrar cientistas 5 estrelas”, justifica Pagliaci. O Google distribuiu 300 convites para usuários aleatórios (um deles acabou indo para a ministra Dilma Rousseff). Cada um receberá 10 para distribuir entre amigos. Espera-se que até fevereiro de 2010, a versão beta seja finalizada e todos os acadêmicos estejam inscritos no Novo Lattes.

4 comentários:

Fábio Sousa Queiroz disse...

first!!!

Fábio Sousa Queiroz disse...

voltei só pra dizer que desse sim eu ri.

Fernando Silva disse...

É... Lattes, o Orkut nerd!

V L O disse...

mandem um convite pro elias! como foi eleito amigo da turma, deve tá louco pra ganhar uns depoimentos.