sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Crise Global atinge o Carnaval

A pequena marolinha fez mais uma vítima no Brasil: o tradicional desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro se encontra numa situação alarmante, na qual o corte de gastos tornou-se prioridade número um para manter o bom nível do espetáculo.

Uma das primeiras medidas dos presidentes das agremiações para impedir que o Carnaval 2009 da Sapucaí seja comparado ao de São Paulo ocorreu durante a abertura da janela de transferências de Madrinhas de Bateria. Muitas atrizes da Globo e outras gostosas que cobram muito foram substituídas pelas momentaneamente famosas mulheres-frutas: Melancia, Moranguinho, Jaca, Maçã, etc. Todas as hortifrutigranjeiras estão sendo aproveitadas.

Nos barracões, as “fábricas” do carnaval, o corte no orçamento também se fez presente: na confecção das fantasias. Na edição de 2009, teremos um forçado resgate aos desfiles da década de 90, quando ainda se viam seios notáveis (a última famosa que se tem na memória infelizmente é Dercy Gonçalves, em 1991, na Viradouro). Os tecidos e outros matérias terão de ser economizados, o que garantirá uma festa muito mais desnuda do que nos anos anteriores, recentemente.

Mas a verdadeira preocupação dos presidentes das escolas é quanto ao dinheiro da propina aos jurados. O agiotapresidente da Beija-Flor de Nilópolis, Farid Abraão David, está receoso quanto à conquista do tricampeonato. “Mesmo com todos os cortes de gastos nas fantasias e nas madrinhas, não conseguiremos atingir a quantia necessária”. Porém, David reconforta-se alegando que as outras equipes tampouco conseguirão arrecadar fundos suficientes. Os jurados também estão cobrando mais, uma vez que com a crise, até os especialistas em desfiles tem seus empregos em risco. Ao que tudo indica, o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro 2009 Globeleza (?), será a disputa mais equilibrada da História.

Nenhum comentário: