quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A Scolomprendomorpha centepatis não é mais a mesma

A Universidade da Tonga da Mironga do Cabuletè (UTMC), juntamente com estudantes da Uninortenoroeste, divulgou, no dia 07/09, às 15h47, nota importantíssima na Science and & Sociopolitical Magazine. Segundo estudo, a Scolomprendomorpha centepatis, centopeia para os leigos, não possui cem patas como retratado em vários desenhos da Walt Disney. Esta descoberta, que revolucionará a ciência em todos os sentidos, foi realizada durante vários dias no quintal da casa do Jorge Konder Bornhausen, que patenteou o feito de imediato.

O experimento consistiu em contar as patas de três Scolomprendomorpha centepatis para se chegar a conclusão, sendo a terceira usada como fator desequilíbrio, caso as duas primeiras tivessem número de patas diferentes. Ou seja, se a primeira centopeia tivesse 100 patas e a segunda tivesse 99, a terceira seria usada para o desempate. Porém, se a primeira tivesse 100 e a seguinte tivesse também o mesmo número, a terceira seria jogada fora para não confundir os pesquisadores.

Para se ter precisão na contagem, três voluntários, entre eles o próprio Bornhausen, contariam duas vezes as patas da primeira centopéia alternado-a entre eles. Em seguida, mais cinco voluntários distintos, fariam o mesmo processo com a segunda centopéia.

Após três dias de trabalho o estudo concluiu que a Scolomprendomorpha centepatis tem apenas 32 patas! A equipe foi formada por 18 membros da UTMC, dois da Uninortenoroeste, um vizinho e dois carteiros.

Como foi decisiva para o resultado final a terceira centopéia foi adotada por Jorge, estando inclusive entre os convidados do casamento de Paulinho Bornhausen. Porém, não compareceu devido a forte dores nos pés.

Sem levar em conta os efeitos colaterais, a ciência continua derrubando verdades do mundo natural e reforçando a famosa máxima de Bistrô de Gaulles: “Nada é verdade até que se prove o contrário”.

Nenhum comentário: