sábado, 19 de dezembro de 2009

Beira-mar será fechada para protesto a favor da árvore

A Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis, será parcialmente fechada durante toda a tarde deste sábado em razão de uma passeata organizada pelo Sindicato dos Papais Noéis de Santa Catarina (SPN-SC). Segundo a entidade, o protesto ocorrerá em defesa da árvore de natal gigante e da preservação do espírito natalino na cidade. Estima-se que cerca de 1 mil manifestantes se reúnam no evento, que contará também com um show da cantora Simone.

O presidente do SPN-SC, Noel Garcia justifica a mobilização: “A retirada da árvore representará um duro golpe ao espírito natalino da cidade. Trata-se de uma tradição de mais de 2 mil anos que não pode ser acabada com uma simples sentença judicial”. A controvérsia começou quando uma o Ministério Público apontou erros no orçamento do contrato da árvore entre a prefeitura e as empresas responsáveis. De autoria do promotor de justiça Newton Henrique Trennepohl, a ação conseguiu suspender o contrato do empreendimento. A prefeitura entrou com recursos, e atualmente o julgamento conclusivo está marcado para 2010 – mas a suspensão do pagamento continua valendo. “É uma vergonha. Será que um promotor de justiça tem o direito de tentar acabar com o sonho, magia e esperança que muita gente sente nessa época?”, indaga Garcia. Ele ainda acusou o promotor Trennepohl por prática de judaísmo, o que explicaria sua motivação.

O prefeito de Florianópolis, Dário Berguer mostrou-se agradecido com a causa, tanto que mandou fechar metade das pistas da Beira-mar, privilégio que ele só costuma conceder aos gays e crentes (maconheiros e foliões-fora-de-época também fizeram o mesmo pedido, que foi negado). “Fico muito feliz com o apoio forte da categoria. Gostaria de dizer que não há nenhum equívoco no contrato, e que se depender de mim e de todos que mantém um sentimento de generosidade e caridade no coração e pagam o IPTU em dia, o Natal de Floripa será o mais bonito do mundo”. O prefeito Dário ainda revelou planos secretos para a data em 2010, que segundo ele, “literalmente vai nevar na capital”.

O sindicato espera ainda a presença de outras entidades solidárias ao movimento. A Associação dos Portadores de Nanismo de Florianópolis (APNF) garantiu a presença de 100 pessoas. Em nota, justificaram que o Natal emprega muitos anões no cargo de duende ajudante, movimentando cerca de 1 milhão de reais entre a classe. Um grupo de 50 renas gaúchas também disse que comparecerão à manifestação, mas principalmente para assistir ao show da Simone. A cantora agradeceu o convite e afirmou: “Então é Natal. O que você fez? O ano termina e nasce outra vez”.

Um comentário:

Ad Arbitrium disse...

A árvore é eivada de vícios. Não interessa que seja ou não tradição milenar. É uma vergonha ver o dinheiro público ser gasto de maneira flagrantemente ilegal e desnecessária. Como disse o porta voz do prefeito (asqueroso Cavalazzi) no debate com Joao Amin "nao foi gasto um centavo da prefeitura, a árvore foi totalmente custeada por patrocinadores". Assim é fácil falar... mas explicar que todo esse custeio foi feito através de politicas de redução de impostos ja é outra história, ou seja, o dinheiro investido foi deduzido dos impostos a serem pagos por esses misteriosos patrocinadores... Dinheiro este que é de direito do povo e legítimo da prefeitura!!
NAO FOI GASTO UM CENTAVO UMA OVA.

falou